A cerimónia contará com a presença da Presidente da Direção Nacional da Quercus, Paula Nunes da Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas e do Presidente da Águas de Santo André, Luís Faísca, que farão o hasteamento da bandeira, seguindo-se breves declarações.

Distinguida com o galardão “Qualidade de Ouro” desde 2011, a Praia de S. Torpes é uma das quatro zonas balneares do Município de Sines galardoadas este ano pela Quercus, confirmando a excelente qualidade das suas águas balneares.

A escolha desta praia para acolher a cerimónia de hasteamento oficial da bandeira teve em consideração o trabalho realizado pelo Município de Sines na área do ambiente e da Águas de Santo André (empresa do Grupo Águas de Portugal), entidade responsável pelo tratamento complexo de águas residuais provenientes da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), fundamental para restituir ao ambiente marinho a água tratada com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas.

Na época balnear 2021, a Quercus identificou, com base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, um total de 393 praias com Qualidade de Ouro em Portugal (mais 7 do que em 2020), das quais 329 são praias costeiras, 53 são praias interiores e 11 são praias de transição. Este ano, a imagem da bandeira foi atualizada com a nova versão do logótipo da Quercus, para uma maior identificação por parte dos banhistas.