O evento, que reuniu diversas entidades civis e militares, teve início no Largo General Humberto Delgado com a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

Após o ato inicial, os participantes desfilaram até à Carreira de D. Francisco, onde decorreu a cerimónia evocativa principal junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar.

A autarquia local fez-se representar pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Mémé, e pelos vereadores Francisco Martins, Paula Martins, António Pinto Xavier e Gonçalo Simões.

Na sua intervenção, Ana Mémé enalteceu a coragem e o sentido de dever dos antigos combatentes, destacando o papel essencial do Núcleo na preservação da memória histórica e no apoio social, exemplificado com a recente abertura de um novo espaço de atendimento aos associados.

A autarca reafirmou ainda o compromisso do município em manter a colaboração ativa com a instituição. Descursaram também no evento José Leal, presidente do Núcleo de Montemor-o-Novo, e o arquiteto Eduardo Varandas, em representação da Direção Central da Liga dos Combatentes.

A cerimónia contou com uma forte representação institucional e militar, registando a presença do presidente da Assembleia Municipal, António Danado, dos presidentes das juntas de freguesia de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo, Ciborro e Cortiçadas de Lavre, e do tesoureiro da Junta de Silveiras.

O Regimento de Artilharia n.º 5 (RA5) assegurou o protocolo militar, representado pelo segundo comandante, Tenente-Coronel Artur Alves, e pelo Sargento-Chefe José Tavares.

Um dos momentos mais marcantes do dia foi a passagem simbólica de testemunho do antigo combatente Custódio José Alberto para os seus netos, William e Flávio, simbolizando a continuidade geracional dos valores da Liga.

As comemorações terminaram com um almoço de confraternização no Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo, que juntou associados e convidados.