O grande objetivo da iniciativa passa por promover o envelhecimento ativo, combater o isolamento social e estimular a participação cívica através de uma oferta integrada de atividades.

O programa vai incluir modalidades desportivas como ginástica e natação, além de workshops, visitas culturais, passeios, artes e ofícios e momentos de partilha de saberes.

Nesta primeira fase, o VIDA+ Alvalade vai funcionar como um projeto-piloto. A autarquia local pretende ouvir ativamente a população sénior da freguesia, mapear os seus principais interesses e avaliar o nível de adesão.

Este diagnóstico servirá também para desenhar e lançar, no futuro, uma Universidade Sénior em Alvalade.

O nome do projeto traduz-se no lema "Viver, Integrar, Descobrir e Aprender", apresentando-se como um modelo conceptual desenhado "com e para as pessoas".

De acordo com a Junta de Freguesia de Alvalade, as pré-inscrições serão abertas em breve. Todos os seniores interessados na iniciativa são convidados a manifestar o seu interesse para ajudar a moldar o futuro deste novo espaço comunitário.