CCDR Alentejo e Unidades Locais de Saúde reúnem-se para definir o futuro do setor na região
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo promoveu um encontro de trabalho para debater o futuro e as estratégias de desenvolvimento da saúde na região, reunindo pela primeira vez os líderes das quatro Unidades Locais de Saúde (ULS) alentejanas.
A iniciativa partiu do Vice-Presidente da CCDR Alentejo, I.P. para a área da Saúde, Marciano Lopes, e teve como tema central as “Estratégias de Desenvolvimento para as ULS do Alentejo para o Futuro”. A sessão de trabalho contou com a participação dos Presidentes dos Conselhos de Administração das ULS do Litoral Alentejano, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Alentejo Central, focando-se na partilha de perspetivas sobre prioridades comuns e na identificação de oportunidades de cooperação institucional.Durante o encontro, foram analisados os desafios demográficos, geográficos e assistenciais específicos de cada território. A ULS do Litoral Alentejano, por exemplo, partilhou a sua visão sobre a prestação de cuidados de saúde atuais e futuros, defendendo soluções que reforcem a resposta às populações, aprofundem a articulação entre as diferentes instituições e valorizem uma abordagem integrada à escala regional.
O debate conjunto evidenciou que o futuro do setor na região depende de uma visão concertada, assente na valorização dos recursos existentes e na criação de respostas mais eficazes e próximas dos cidadãos. Para as entidades envolvidas, a cooperação e a partilha de experiências são passos essenciais para responder de forma adequada às necessidades de saúde de cada um dos territórios do Alentejo.