Câmara Municipal de Sines promove Férias Ativas com a participação de centenas de jovens e voluntários
A Câmara Municipal de Sines organizou, durante as interrupções letivas da Páscoa e do verão de 2026, duas edições do programa Férias Ativas. A iniciativa proporcionou a centenas de participantes e voluntários uma ocupação saudável, educativa e enriquecedora ao longo do período de férias escolares.
Com uma forte componente de apoio às famílias, o programa incluiu o almoço nos refeitórios municipais, garantindo o acompanhamento permanente das crianças durante todo o dia.
A primeira edição decorreu na Páscoa, entre 6 e 10 de abril, e mobilizou 200 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos. Já no período estival, entre 6 e 17 de julho, o programa de verão registou um crescimento na adesão, alcançando um total de 280 participantes.
Através de um plano diversificado de atividades lúdicas, desportivas, educativas e recreativas, o projeto contribuiu ativamente para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens, estimulando as suas competências cognitivas, afetivas, motoras e socioculturais num ambiente de aprendizagem, convívio e descoberta.
O sucesso das duas edições de 2026 assentou também no envolvimento comunitário e no trabalho de equipa. O projeto contou com o apoio de grupos de voluntários, com idades entre os 15 e os 21 anos, que integraram 12 jovens na Páscoa e 30 no verão.
Estes voluntários colaboraram no acompanhamento dos grupos e na dinamização das atividades, promovendo valores como a responsabilidade, a cooperação e a cidadania ativa.
Adicionalmente, a iniciativa mobilizou auxiliares de educação e técnicos municipais das áreas do Desporto, Educação, Ambiente e Ação Social, contando ainda com o apoio de nove estagiários do Curso Profissional de Desporto da Escola Poeta Al Berto.
