O candidato nasceu em 1973 (47 anos), tem dois filhos gémeos de 10 anos de idade e é funcionário público na área da cultura, em Alcácer do Sal, onde sempre viveu.

Assim, durante dez anos, Rui Damião Silva já foi muitas vezes o “rosto de Alcácer”, onde tem as suas raízes, de que tanto se orgulha, da qual é profundo conhecedor e sobre a qual fala sempre com emoção que, no entanto, não tolda o discernimento de uma avaliação objetiva.

Na sua opinião, “há muito por fazer em Alcácer do Sal e a Junta de freguesia pode ter um papel fundamental. Pode, e deve ter um desempenho interventivo na melhoria da qualidade de vida da comunidade”, exemplificando que “é preciso pensar o território de forma criativa e empenhada” e fazer com que “a junta de freguesia seja mais ativa, mais dedicada e próxima das populações, estando ao seu lado nos bons e nos maus momentos, de forma efetiva e constante”.

A equipa que acompanha Rui Damião Silva é composta por “gente com experiências diferentes e complementares, com dedicação ao serviço público”. São “pessoas inconformadas, dispostas a dar o seu contributo para a terra onde vivemos”, diz, acrescentando que é um grupo “com garra, empenho, capacidade e formação” para assumir por inteiro todos os desafios do mandato autárquico.

“Um trabalho sério, com atenção às pessoas; cuidando dos espaços públicos, colaborando com todas as instituições, colocando os meios da Junta ao dispor da comunidade que somos todos nós”, é parte do compromisso da candidatura do Partido Socialista à UFAS.

É sócio-fundador da Associação para a Defesa do Património de Alcácer do Sal, do Teatro do Rio e da Evion, assumindo, atualmente, funções nos corpos sociais do Núcleo Sportinguista de Alcácer do Sal.

Cumprindo um segundo mandato como presidente da Comissão Política Concelhia do PS, desde 2005 que Rui Damião Silva acumula experiência também enquanto autarca, eleito pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal de Alcácer do Sal e na Assembleia da União de Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, à presidência da qual agora se candidata.

 “Estamos cheios de vontade de fazer mais e melhor e de encontrar soluções para os problemas das pessoas. O Futuro é Agora!”, conclui o candidato.