A sessão arranca com a apreciação e votação da ata da sessão ordinária de 26 de junho de 2026, seguindo-se o período de informações e expediente.

No plano político-institucional, será formalizada a tomada de conhecimento da renúncia ao mandato do membro Rui Manuel Gonçalves da Cruz Lima da Silva (eleito pelo partido CHEGA para o mandato 2025/2029) e serão designados quatro cidadãos para integrar a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do concelho.

No âmbito do associativismo, juventude e cultura, os eleitos locais vão discutir propostas de moção dedicadas à elaboração de uma Estratégia Municipal de Juventude — acompanhada da reativação do Conselho Municipal da Juventude — e à continuidade e revitalização do Clube Náutico de Sines.

Estará também em cima da mesa a escolha dos representantes dos partidos com assento na Assembleia para a Comissão Municipal de Toponímia.

A fechar a ordem de trabalhos, o executivo municipal lidera os pontos regulamentares e de ordenamento com a alteração ao Regulamento dos Cemitérios Municipais e a votação do Plano de Pormenor da Zona Poente de Sines.

Em destaque na habitação, será avaliada a doação de terrenos à Cooperativa Construção e Habitação Económica Giraldo Sem Pavor, CRL, para o projeto de habitação a custos controlados na Quinta dos Passarinhos III.

A noite termina com a análise da atividade e da situação financeira do Município de Sines.