Alentejo 2030 apoia investimentos para tratamento e adução de água no Alentejo Litoral
O programa operacional Alentejo 2030 vai financiar, em cerca de 7,2 milhões de euros, três investimentos para tratamento e adução de água na região, incluindo no Litoral Alentejano, para “promover a competitividade da economia” e “a sustentabilidade ambiental”.
Em comunicado, a empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) revela que o financiamento resulta de três candidaturas, aprovadas pelo programa operacional, nos concelhos de Beja, Montemor-o-Novo e Santiago do Cacém.
Neste caso, o programa irá ainda financiar a conceção e construção da ETAR de Ermidas do Sado, no concelho de Santiago do Cacém, com mais de 2,8 milhões de euros, ou seja, “cerca de 83% do valor total do investimento”.
A par destas empreitadas, a AgdA também adjudicou a implementação do sistema de telegestão em 97 instalações localizadas nos concelhos de Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal, “com o objetivo de equipar as infraestruturas com sistemas modernos de monitorização e controlo”.
De acordo com a empresa, este investimento está a avaliado em 630 mil euros e tem um prazo de execução de 180 dias, estando enquadrado na sua estratégia “de reforçar a eficiência operacional, aumentar a robustez dos sistemas e otimizar a utilização dos recursos disponíveis”.
